Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Cabaláh do Ensinamento

Um Aprendizado da Cabaláh

clip_image001

Os Cabalistas ensinam, baseados nas Sagradas Escrituras que somos responsáveis por tudo que acontece em nossas vidas.

Não existe vítima,

Não existe acaso,

Não existe acidente.

Nós mesmos podemos atrair todos os eventos de nossa vida.

Quer saber qual a causa de qualquer acontecimento negativo?

É o comportamento em relação a outras pessoas, seja nessa vida seja em vidas passadas, é a força de ação e reação no mundo espiritual.

Tratar outro ser humano não como seu ser igual, fazendo dele maior ou menor, é a causa espiritual das doenças e de qualquer forma de caos. O caos que enxerga-se na vida material, é uma transformação do produzido no interior dos seres humanos.

E a cura deve vir da alma, da transformação espiritual. Da mudança de rumo, de deixar procurar fantasias e ilusões e compreender que a essência do ser humano está em desenvolver o interior em procura de conquistar suas paixões.

Quando nos tornamos pessoas melhores, conectamo-nos com a Força do Criador.

A fonte de toda plenitude e cura.

Seja o melhor que puder ser para todas as pessoas ao seu redor: elas fazem parte da sua vida.

Com elas ou por elas, terás a paz que procuras no coração.

Paz no interior é o primeiro grã passo para crescer, ascender e realizar todos ou grã parte dos objetivos na vida.

Esquecer a relação com outro é perder a dimensão humana, negar a luz do interior de cada um. Harmonia se da na medida que não deixamos de lado nossas raízes.

terça-feira, 29 de março de 2011

A Cabaláh da Boa Ação

Uma boa ação em um ser humano

caridad

Diferente dos animais, que não possuem livre escolha, o homem é capaz de se rebelar contra seu Criador. Assim, antes de o ser humano realizar de fato boas ações ele esta em um nível mais baixo que os animais, porque ele tem o potencial para transgredir, enquanto que os animais, não. Por ISS, o ser humano, foi a ultima criação, tendo em vista que até se esforçar para fazer o bem, ele é a mais baixa das criaturas.
Disto nós, podemos aprender a real importância da realização das boas ações, pois, sem elas, uma pessoa não tem nenhum mérito, a ponto de até “os insetos o precederam na ordem da Criação”.
O fato da realização de boas ações, nós leva, a sentir que cada ação é como um renascimento, porque permite a nossos olhos enxergar a Divina Presença, e aí a Manifestação Divina nos prove de uma energia, baseada em uma mistura de Sefirot (atributos imateriais de D’us) intelectuais e emocionais, que apesar de suas características “metafísicas”, nos relacionam com todos os aspectos da realidade e da experiência humana.


terça-feira, 22 de março de 2011

A Cabaláh da Força

A idéia mística do vigor

clip_image002

O mestre da Cabaláh aproximou-se e disse a seus discípulos:

Está escrito no livro dos Salmos: “A voz do Senhor ressoa com vigor” (Salmos 29: 4).

E perguntou: “É vigor ou é força?”. Os alunos ficaram perplexos perante a pergunta. O mestre, então, docemente respondeu: “Os dois falam de energia, a energia canalizada por meio das atitudes a tomar”.

Uma vez mais, o mestre, com um sorriso em seu rosto, perguntou: “Então, de qual vigor estamos falando?”.

No vigor ou força que há em cada um de nós, para que encontremos nossas vocações e potencialidades. Aí deve entrar a voz do Senhor, e aí ela (a voz) deve se materializar. Fixou seu olhar e expressou: “Se sabes cantar, canta a melodia que expressa o universo; se sabes correr, move os pés, e que o mundo perceba nessa corrida o dinamismo do ser; se sabes cozinhar, faz disso uma obra de arte.

Instaurou-se, então, um profundo silêncio. Os alunos tinham sua visão dividida: uma física, que olhava o infinito, e a outra, que explorava seu interior. O mestre, percebendo a confusão deles, esperou que os alunos respirassem profundamente, que meditassem. Ele estava exigindo muito deles, mas só desejava que fizessem das suas vidas uma obra de arte!

Com a luz brilhando em seu rosto, o mestre tomou a palavra e disse: “A vida deve ser uma evidência de D’us, uma obra de arte”. Como está escrito no livro Deuteronômio – “Beiad chazakáh uvizroha netuiáh” (“Com mão segura e braço estendido”) –, cada um de vocês é chamado de ADM (אדם) – lê-se Adám, Adão. A primeira letra do alfabeto hebraico, Álef (א), assim como a primeira letra da palavra Adam, é o início Divino na tua pessoa. A segunda letra da palavra Adam, Dálet (ד), significa porta, abertura para o universo. E outra vez, estendendo sua mão cálida, disse: “Tu és a porta”. A terceira letra da palavra Adam, Mem (ם), é a letra essencial que se refere à Mãe e ao princípio da Fé, e com ela se constrói o Amén (אמן), isto é, assim seja. A raiz da esperança.

Isto és tu, isto é cada um de nós, isto acontece.

Isto sucede, se cada um de vocês encontrar o vigor em seu interior. E o mestre, com uma voz doce e agradável, começou a cantar uma melodia que elevou a autoestima, a força interior de seus discípulos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Cabaláh da Verdade

Emet – Verdade

clip_image002

Os discípulos de um rabino, famoso por sua erudição e finura, perguntaram a causa pela qual acostumava esclarecer a verdade, contando uma história.

Ele respondeu:

- Isso eu posso explicar contando uma parábola sobre a própria parábola.

“Um dia, a Verdade andava visitando os homens, sem roupa e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todo mundo que a via dava-lhe as costas, de medo ou vergonha, e ninguém a cumprimentava. Assim, a Verdade percorria aos confins da Terra, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito abalada e triste, a verdade encontrou a parábola, que estava andando feliz com um vestido muito bonito e colorido.

- Verdade... Por que estás tão abatida? - Perguntou a Parábola.

- Porque eu sou tão velha e feia que os homens me evitam - disse a verdade.

- Que disparate - riu a Parábola.

- Não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste uma das minhas roupas e veras o que acontece.

Então, a Verdade colocou-se um dos lindos vestidos da Parábola e, de repente, onde quer que fosse, era bem-vinda.”

O rabino sorriu e concluiu:

- Bem, a verdade é que os homens não gostam de encarar a verdade nua... Eles a preferem disfarçada.

A palavra em hebraico para verdade é EMET (EMT = אמת), conformada por três letras: Álef (א) a primeira letra do alfabeto hebraico, o principio do inicio, o que representa em sua forma o ser humano com seus dois braços, um esticado para cima e outro esticado para baixo, é conexão dos mundos o superior com o inferior, e a procura do encontro, do equilíbrio entre o mundo espiritual e material.

A segunda letra, Mem (ם-מ), esta letra tem duas formas: uma conhecida como Mem aberta, é utilizada no início e meio da palavra e outra fechada, que só é usado no final das mesmas. A Mem aberta indica que existem pontos referentes ao acionar do Criador, que estão ao alcance de nossa compreensão, e a Mem fechada indica o oculto e incompreensível. Nomeia-se a D’us em muitos partes com o nome de Makom (lugar), que começa com a letra Mem aberta (מ), a possibilidade de conhecer-nos através de D’us, e finaliza a palavra Makom, com letra Mem fechada (ם), já que apesar de todo sua essência, esta fechada para nós. Seu valor é 40, o número que entre outras coisas representa 40 días para formar-se o feto humano com forma completa. 40 anos é o tempo em que a pessoa chega à sabedoria.

Taf (ת), a letra Taf representa e simboliza a "verdade". Ao principio não chama atenção, porem é interessante no final. Taf: Ao contrário da análise e simbologia que representam cada letra, com a primeira letra da palavra, como por exemplo, a letra Shin(ש), e inicio da palavra sheker (mentira), shalom (harmonia). Porem o símbolo da letra Taf é dada pela última letra da palavra "Emet", a verdade. Precisamente esta é a característica geral da verdade, à primeira vista parece à mentira mais interessante. A verdade é valorizada no final.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Construa um Novo Interior

A Cabaláh:

A Ciência da Engenharia da Alma

Ing. da Alma

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas. Gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc.) são afastados de seu contexto de origem. Criam, assim, muitos males para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis.

Este espaço foi criado para você, buscador do verdadeiro misticismo, fundamentado em conceitos que fazem com que sua realidade complexa, nebulosa, possa sair com ar de vitória e de obtenção de soluções para enfrentar os desafios da vida.

E para que você, pessoa de sucesso, possa mantê-lo e seguir construindo uma imagem que proponha o êxito, sem perder seu contexto real.

Cabaláh é algo que é recebido e que não pode ser conhecido apenas através de leituras simples ou da busca intelectual.

É o conhecimento interior que tem sido passado de sábio para aluno desde o despertar dos tempos. Permitindo que aqueles que assumam esse conhecimento, essa sabedoria, possam concretizar seus sonhos, estabelecer metas bem definidas e ser capazes de realizá-las.

E com uma nova visão de suas ilusões, descobrir as capacidades internas e fazê-las atuar em harmonia com o mundo externo. Assim, você, que pode se encontrar muitas vezes consumido pela tristeza, ou demonstrando uma alegria aparente, começa a perceber que o mundo tem outras cores, giros, velocidades, que mobilizam as dinâmicas espirituais que levam ao verdadeiro crescimento.

Como?

Por meio de palestras, coletivas ou individuais, que propiciam a liberação das opressões e permitem um avanço, através de passos seguros, em busca do amor, da segurança, do êxito profissional, de uma vida real, e não de sonhos.

Quando?

Agora, porque o amanhã pode não estar ao nosso alcance, e teremos perdido a oportunidade.

Contate-se

Por meio de nossos endereços eletrônicos:

cursodecabalah@terra.com.br // cursodecabalah@gmail.com

Não importa sua crença, a Cabaláh é a ciência que constrói seu mundo interior por meio da engenharia da alma.